Skip to content
ilustração digital sobre os sinais de que o dispositivo está infectado, contendo a foto de uma mulher jovem segurando um notebook

7 Sinais de que seu dispositivo está infectado ou sendo atacado

Com a importância da tecnologia em nossas vidas e nos negócios, a preocupação com os ciberataques, como malwares e ataques hackers, vem se tornando uma constante. Porém, nem todo mundo sabe reconhecer se o seu dispositivo está infectado ou sofrendo algum ataque direto.

Se você é uma dessas pessoas que não conhecem os sinais de ataques, a hora de aprender a identifica-los é agora. O motivo da urgência? Basta observar que as queixas de cibercrimes duplicaram em 2022, segundo a Procuradoria Geral da República (PGR). Ao todo, foram 2.125 queixas, sendo 359 encaminhadas para abertura de inquérito.

Por isso, é essencial proteger seus dispositivos contra ataques cibernéticos que visam roubar informações e causar danos a você e seus clientes. Neste artigo, listaremos os 7 sinais principais de que o seu dispositivo está infectado ou sendo atacado. Confira também o que você pode fazer para protege-lo.

Sinais de que um dispositivo está infectado

1 – Desempenho lento

Se os dispositivos de sua empresa começarem a ficar mais lentos do que o normal, isso pode ser um sinal de que eles estão infectados com um malware. Isso ocorre porque o malware pode estar executando várias tarefas em segundo plano, como coletar informações, enviar spam ou participar de um ataque de negação de serviço.

Porém, vale lembrar que isso também pode significar que o disco simplesmente está cheio ou empoeirado. Para saber se é realmente um sinal de que o dispositivo está infectado, será preciso verificar o uso de recursos do sistema dos dispositivos.

Recomendamos que você conte com seu departamento (ou empresa parceira de TI) para avaliar essa questão e identificar os problemas.

Leia também: Como preparar a sua empresa contra as ciberameaças?

2 – Pop-ups constantes

Janelas Pop-ups podem notificar o usuário sobre atualizações ou outras questões do sistema, como uma bateria acabando. Porém, receber mensagens constantes de erro é outro sinal de que os dispositivos de sua empresa podem estar infectados com malware.

Esses pop-ups podem incluir anúncios ou alertas falsos que tentam fazer com que os usuários cliquem em links maliciosos ou baixem software infectado. Não siga as solicitações de um pop-up suspeito que aparecer repentinamente, notifique a sua TI.

3 – Dados corporativos comprometidos

Se você perceber atividade estranha em suas contas corporativas online, como alterações de senha que você não fez, é um sinal de que as informações corporativas podem ter sido comprometidas. Isso pode ser causado por um ataque de phishing ou pelo uso de senhas fracas.

Outro exemplo de comprometimento de dados é perceber arquivos ou diretórios que não abrem, ou desapareceram. Pode ser que alguém tenha excluído o arquivo acidentalmente, mas este costuma ser um sinal claro de que o dispositivo está infectado. Afinal, é possível que o arquivo tenha sido criptografado por um ransomware, ou excluído por um wiper.

Confira este artigo para saber mais sobre phishing e sua diferença para pharming.

4 – E-mails suspeitos

E-mails suspeitos podem incluir links ou anexos maliciosos que, quando abertos, infectam os dispositivos da sua empresa com malware. Fique atento a e-mails de remetentes desconhecidos ou com assuntos suspeitos. Lembrando que, muitas vezes, os endereços de e-mail simulam algum endereço confiável, substituindo apenas algum caractere.  Ou seja, o mais seguro é que você e seus colaboradores nunca cliquem em links ou anexos de e-mails que não estavam esperando.

5 – Comportamento suspeito do navegador

O navegador costuma ser uma ferramenta bastante familiar, tanto na empresa quanto no uso pessoal. Portanto, pode ser bastante perceptível quando o comportamento do navegador passa a se tornar suspeito. Alguns exemplos de sinais: janelas que aparecem repentinamente, e banners substituídos por um mesmo tipo de publicidade duvidosa em todos os sites.

Além disso, é recomendado que você e seus colaboradores prestem atenção aos redirecionamentos. Se você inserir um endereço e o navegador o redirecionar constantemente para outro, é certo que o dispositivo está infectado.

6 – Notificações de conexões remotas imprevistas

Com o crescimento do modelo home-office e outros tipos de trabalho remoto, é muito importante se atentar às conexões remotas que podem ser maliciosas. Principalmente porque os invasores tendem a usar um software de acesso remoto legítimo.

Normalmente, o software de acesso exibe uma mensagem informando que alguém se conectou à máquina. Porém, se essa notificação surgir sem o consentimento da empresa, ou ainda solicitar uma concessão de acesso a alguém desconhecido, este é um sinal alarmante de que o dispositivo está infectado e sofrendo um ciberataque.

7 – Computadores sendo impedidos de desligar ou reiniciar

Quando o dispositivo está infectado, é comum que muitos vírus precisem permanecer na memória RAM, e assim, impedem o desligamento. Outro exemplo são os Trojans, que precisam de tempo para carregar as informações coletadas nos servidores dos invasores, e por isso “travam” a máquina de desligar ou reiniciar.

Dessa forma, o malware precisa manter o computador funcionando o maior tempo possível. Este é um sinal bastante nítido, então se você ou sua equipe perceberem que um dispositivo não está desligando corretamente, informe o especialista em TI.

Como se proteger contra ataques cibernéticos

Para que não chegue o dia que você perceba que um dispositivo está infectado, é importante seguir algumas boas práticas. Por exemplo: manter o software atualizado, ter uma rotina de backup de dados, não clicar em links ou anexos de e-mails suspeitos, usar senhas fortes e não reutilizá-las em várias contas. Além disso, é essencial usar antivírus e softwares de segurança de qualidade.

Acima de tudo, você e seus colaboradores precisam estar atentos à qualquer atividade suspeita nos dispositivos da empresa. Dessa forma, ainda que um malware se instale, vocês terão tempo de agir antes que os danos sejam irreversíveis.

Por fim, para garantir a Segurança da Informação em sua empresa, contratar uma empresa parceira e especialista no assunto é a melhor opção. Assim, você ganha a tranquilidade de que os dados e informações do seu negócio estão protegidos e preservados. Leia sobre as vantagens de contratar uma empresa de Segurança da Informação.

Este artigo ajudou você a compreender melhor os sinais de que um dispositivo está infectado ou sofrendo um ataque hacker? Para saber mais sobre o que acontece no mercado de TI e como podemos ajudar, fique sempre ligado no Blog da AMTI!

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar