No mundo digital atual, onde a tecnologia é fundamental para quase todas as operações empresariais,…
Modernização de infraestrutura: quando é o momento certo para fazer?
A modernização de infraestrutura foi o tema do último seminário sobre Infraestrutura de Desenvolvimento do Brasil, realizado pela CNI (Confederação Nacional de Indústria). O evento apontou que o Brasil precisa evoluir na inserção de novas tecnologias nos diversos setores nacionais.
De maneira similar, as empresas que desejam ser bem-sucedidas, precisam investir na implantação de ferramentas virtuais que aumentem o seu desempenho. Mas o que é modernização de infraestrutura? Qual é o momento de fazer isso? Quais são os seus benefícios? Essas perguntas serão respondidas neste artigo. Acompanhe!
O que é a modernização de infraestrutura?
Segundo o dicionário do Aurélio, a palavra modernizar significa “adaptar-se aos tempos modernos”. Essa definição explica bem o que as empresas precisam fazer constantemente para sobreviver na atual competitividade do mundo corporativo.
Inevitavelmente, a modernização da infraestrutura de uma instituição exige o investimento em tecnologias. A todo momento, novas ferramentas virtuais são desenvolvidas para aprimorar os sistemas já existentes ou para substituí-los.
A empresa que acompanha essas tendências atualiza-se constantemente e, como consequência, consegue entregar melhores resultados internos e externos. A prova disso foi apresentada em uma pesquisa feita pela FGV-EASP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas) e citada em um artigo da revista Exame.
Nesse estudo, foram ouvidas seis mil empresas de médio e grande porte e foi constatado que, em uma década, para cada 1% que essas instituições investiram em infraestrutura de TI, o seu lucro aumentou 7%.
Sabendo o que significa modernizar a estrutura da instituição, agora surge outra pergunta: como saber o momento certo de fazer esse processo? Responderemos a seguir.
Qual é o momento certo de modernizar?
Não há uma receita certa que cada organização deve seguir a fim de perceber a hora de renovar sua infraestrutura. No entanto, o gestor pode detectar alguns sinais que demonstram essa necessidade. Por exemplo:
Produtividade
Como anda a produtividade de sua equipe interna? Para descobrir, faça uma pesquisa do último semestre. Talvez o resultado esteja dentro da média. Mas não se contente com isso, realize um benchmarking, ou seja, compare o nível de produtividade de sua empresa com o de outra que tem uma infraestrutura mais moderna.
Desse modo, você terá um parâmetro mais exato para perceber o quanto sua instituição está atrasada nos seus processos internos de inovação.
Segurança
E o que dizer da segurança de sua estrutura? Atualmente, são inúmeras as ameaças virtuais que existem: malwares, probings, spywares, worms, vírus, backdoors, etc.
Os ataques são constantes e muitas vezes devastadores. Algumas empresas parecem que são alvos especiais, porém ninguém pode afirmar que nunca passará por essa triste situação.
Sendo assim, a instituição precisa atualizar seu sistema constantemente para fazer frente a esses inimigos. Se a sua companhia possui uma estrutura obsoleta, é um alvo em potencial.
Custos
É comum algumas companhias imaginarem que é muito melhor manter o sistema atual, mesmo que tenha gastos enormes com a sua manutenção, do que substituí-lo por um mais novo e de melhor desempenho.
Entretanto, perdem dinheiro com equipamentos que não darão o retorno financeiro de que precisam. Desse modo, tem um ROI (Return On Investment, do inglês, Retorno Sobre Investimento) insatisfatório. Se isso está acontecendo agora com a sua empresa, é uma indicação de que se faz necessária a sua modernização.
Estagnação
A falta de crescimento do negócio também é um dos fatores que expõem a necessidade de inovação na estrutura da empresa. Algumas instituições levam anos marcando os mesmos números e não registram nenhum aumento em seus lucros.
De acordo com um artigo do site Harvard Business Review Brasil a inovação produz novas oportunidades em geração de produtos e serviços que alavancam a vantagem competitiva da empresa.
Diante dessa informação, pergunte-se: a infraestrutura da minha empresa a faz crescer ou ficar parada no agitado e devorador mundo corporativo?
Após analisar com cuidado se a sua companhia está na hora ou não de modernizar sua infraestrutura. Talvez queira saber sobre alguns dos benefícios de tomar essa decisão. Abordaremos isso no próximo tópico.
Quais são os benefícios?
Integração
Possuir uma empresa com um sistema integrado é uma necessidade atual, pois a falta disso atrasa as demandas internas. Para resolver esse desafio, existem instituições que adotam um software de gestão interna.
Essa aplicação permite a troca de informações em tempo real entre os diversos setores da empresa. Desse modo, fica muito mais rápido tomar decisões e elaborar estratégias assertivas.
Armazenamento
O volume de informações que as empresas precisam coletar e armazenar é enorme. Por isso, para segmentar esses dados e transformá-los em indicadores de estratégias de mercado, muitas organizações têm utilizado o sistema Business Intelligence.
Para armazenar essa quantidade tão grande de informações, a empresa precisa ter uma máquina de alto desempenho. Em vista disso, muitas trocam os seus servidores físicos por um data center de uma empresa de hospedagem. Com isso, modernizam a sua infraestrutura e conseguem expandir os seus negócios.
Desempenho
Aumentar o desempenho da empresa envolve muitos fatores. No entanto, o serviço remoto é uma das coisas que mais estão impactando o aumento das atividades das instituições.
Com a ajuda de tecnologias mobile, as organizações conseguem acompanhar e mensurar as atividades de seus colaboradores em campo. Além disso, mesmo que um importante gestor esteja em viagem, ele pode continuar a participar de reuniões e decisões de projetos com outros membros da equipe.
Proximidade com o cliente
Investir na modernização de infraestrutura facilita a aproximação da empresa com o seu público-alvo. Atualmente, existe o software CRM (Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) que fica hospedado em nuvem.
Devido a isso, a instituição passa a contar com inúmeros recursos baseados no conceito Big Data, que rastreia, por exemplo, os hábitos de compra dos seus consumidores. Com essas informações em mãos, a empresa pode criar produtos e serviços que fidelizarão os seus clientes para torná-los fãs da sua marca.
Sendo assim, não demore em modernizar as demandas de sua companhia. Atualizando-se, a instituição obterá um bom posicionamento no mundo corporativo e também bons lucros.
Quer saber como modernizar a sua infraestrutura? Leia nosso artigo sobre Hiperconvergência.