No mundo digital atual, onde a tecnologia é fundamental para quase todas as operações empresariais,…
Por que a Gestão de TI é essencial para o seu negócio
A Gestão de TI, em meio à transformação digital, se torna cada vez mais presente e indispensável nas empresas. Afinal, a tecnologia é uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento de diferentes áreas e pela abertura de novos mercados e novas oportunidades.
Num mundo com novas ferramentas e recursos, é preciso garantir a eficiência e a inteligência em sua operação. Um exemplo simples: em muitas corporações, a tecnologia já é usada até mesmo para permitir o acesso dos colaboradores aos prédios por meio de uma portaria remota. A jornada de trabalho é controlada por ponto digital, os dados e arquivos são armazenados em nuvem. Deve existir na empresa alguém capaz de garantir a eficiência de tudo.
Além disso, a Gestão de TI influencia diretamente na criação de ações alinhadas e focadas no objetivo da empresa. O principal objetivo é a melhoria e a otimização dos processos e procedimentos que envolvem a área de tecnologia da informação.
Confira neste artigo a importância e as vantagens de ter um bom Gestor de TI em sua empresa.
Por que investir em Gestão de TI?
Primeiramente, é a TI que permite autonomia e agilidade, principalmente no acesso a informações com qualidade. Sendo assim, não é apenas um diferencial, mas uma necessidade no processo de gestão empresarial atual. Isso sem contar que as empresas precisam de controle e segurança de dados.
Segundo um estudo da FGV/EAESP sobre o uso de TI, os softwares são um dos recursos mais importantes para as empresas. Entre as ferramentas mais utilizadas pelos trabalhadores estão o e-mail, o navegador e as planilhas. Essas são funcionalidades tão básicas que só nos damos conta do quanto são essenciais quando falham.
Por isso, a TI é um pilar das empresas. São pouquíssimas as organizações que ainda mantém arquivos físicos, e quando o fazem, é para casos muito específicos. Logo, é preciso garantir que os recursos tecnológicos funcionem de forma correta, estratégica e otimizada.
Desse modo, cabe à Gestão de TI administrar todos os recursos tecnológicos utilizados na rotina empresarial: softwares, hardwares, redes de computadores, periféricos, data centers, sistemas em nuvem, dentre outros.
O principal objetivo da Gestão de TI é fazer com que estes recursos sejam funcionais, seguros e gerem valor para as organizações.
Funções desempenhadas pela gestão de TI
- Determinar as necessidades de TI para o negócio;
- Implementar novos softwares, hardwares e sistemas de dados;
- Gerenciar orçamentos e custos com tecnologia;
- Administrar a infraestrutura de TI e realizar manutenções periódicas;
- Providenciar suporte técnico;
- Realizar o controle de contratos e licenças de softwares;
- Fazer a gestão dos profissionais de TI.
As principais vantagens da Gestão de TI são:
- Aumento da produtividade;
- Melhoria na comunicação;
- Maior segurança de informações;
- Mais disponibilidade nos sistemas de informações.
Leia também: 5 Características de uma cultura de TI forte e resiliente
Qual é a diferença entre Gestão de TI e Governança de TI?
Apesar dos termos serem parecidos, Gestão e governança de TI não são sinônimos, mas são conceitos que se complementam. Enquanto a governança de TI atua em um nível mais estratégico, com foco no planejamento e nas diretrizes, a gestão de TI concentra-se no uso diário das tecnologias disponíveis nas empresas.
A governança de TI é parte da governança corporativa, um conjunto de valores, regras e processos que regem os mecanismos de gestão das empresas e permitem direcionar e controlar as corporações de forma organizada. A governança de TI surge justamente em função do processo de digitalização das organizações. Quanto mais dados e informações armazenadas, mais controle sobre a TI e sobre a segurança da informação as empresas precisam ter.
Nesse sentido, a governança de TI dá as diretrizes para o gerenciamento e uso da TI dentro das empresas. Ela direciona e monitora o uso de recursos, determinando regras e políticas de como a tecnologia será utilizada.
Leia também: O que destaca um bom profissional de TI
Enquanto isso, a gestão de TI preocupa-se mais com a aplicação dessas diretrizes no uso diário das ferramentas e tecnologias. Sua atuação acontece nos níveis tático e operacional, executando o que foi definido como melhores práticas aos objetivos do negócio.
Como já pudemos ver, a gestão de TI é centrada em entregar performance e fazer com que os recursos tecnológicos funcionem com o mínimo de falhas. Ela planeja, executa, entrega e monitora os projetos de TI, buscando satisfação de todos os públicos da organização com relação à tecnologia.
Por atuar em um nível mais estratégico, a governança de TI tem como função alinhar a tecnologia aos objetivos estratégicos da organização, fazendo com que ela seja um facilitador para que a organização conquiste seus objetivos.
Concluindo: a Gestão de TI garante desempenho, produtividade e segurança
Como vimos, esta função é composta por uma série de atividades que buscam alinhar a tecnologia aos objetivos estratégicos das organizações. Com a gestão correta, a tecnologia da informação deixa de ser apenas um recurso operacional e se torna um diferencial competitivo frente à concorrência.
Além disso, a Gestão de TI está passando por uma renovação. Com a chegada de novas tecnologias da Transformação Digital, como Inteligência Artificial, IoT e Cloud Computing, o gestor de TI vem se preparando para ajudar as empresas a absorver as novas demandas.
O artigo foi útil para você? Aqui no blog da AMTI, sempre compartilhamos novidades sobre o mercado de TI. Continue acompanhando o blog para se manter atualizado!
Este artigo tem 0 comentários