No mundo digital atual, onde a tecnologia é fundamental para quase todas as operações empresariais,…
4 medidas para incorporar as estratégias de TI nos objetivos da empresa.
Estratégia de TI ou estratégia de negócios? Muito tem-se falado sobre como a sinergia entre CIO, CEO e gerentes de negócios pode trazer ótimos resultados para empresas. E o desempenho da TI focado no core business é a essência dessa conversa.
Por isso, listamos 4 medidas para incorporar as estratégias de TI nos objetivos da empresa.
1 – Mostre como a TI pode contribuir para o sucesso do negócio.
Em geral, a TI é vista apenas como um setor operacional nas empresas. Relatórios sobre projetos entregues, muitas vezes, apresentam dados baseados em tempo, custo e produtividade. Mas se as estratégias de TI estão alinhadas com os objetivos da empresa, o CIO deve fazer com que esses dados se mostrem relevantes para os gestores.
Apresente as métricas da TI atribuídas aos resultados da empresa, combinando informações levantadas com o sucesso atingido. Isso aumenta o reconhecimento dos gestores com relação às estratégias de TI.
2 – Crie um mapa de gestão de TI detalhando as tomadas de decisão.
A gestão da TI deve ser vista como algo valioso para as estratégias da empresa. E um mapa, apresentando o conjunto de decisões e o mecanismo da gestão da TI, contribui para essa geração de valor.
Esse mapa pode abordar:
- Princípios e políticas para a utilização da TI por meio dos negócios
- Visão e missão definidas
- Integração dos negócios e das estratégias de TI
- Arquitetura de informações e instruções de tecnologia
- Aplicativos de negócios (investimento e suporte, infraestrutura de TI), investimentos e serviços
- Segurança e gerenciamento de risco da TI
- Serviços compartilhados de TI, níveis de serviço e métricas de desempenho
- Distribuição de custos e chargeback
- Alcance do valor do negócio com a TI
- Reuniões de conselho e direção de comitês
- Designação de proprietário, responsabilidade final e administradores
- Revisões de implementações futuras
- Compatibilidade com as políticas
3 – Monte um roteiro estratégico de TI que priorize investimentos.
Se você elaborar um roteiro que convirja para a TI, os investimentos distribuídos entre os vários setores da empresa acabam sendo direcionados para essa área com mais facilidade. Por isso é tão importante que as estratégias de TI estejam alinhadas com as estratégias de negócios.
Um roteiro estratégico focado em investimento e não em custos, contribui para que as tomadas de decisão do CIO sejam acolhidas pelos gerentes de negócio e CEO como ações importantes para os bons resultados. Em outras palavras, o desempenho da TI não será mais encarado apenas como custo operacional, e sim como vantagem competitiva.
4 – Coloque credibilidade no trabalho executado pela TI
A credibilidade permite que as decisões tomadas pelo CIO sejam vistas com bons olhos pelos seus gestores. Um bom relacionamento garante que os valores gerados pelas estratégias de TI sejam percebidos além do que se pode quantificar em relatórios.
É preciso alimentar um espírito de melhoria, buscar inovações e encontrar soluções que sejam extremamente importantes para a empresa. Dentre essas soluções, a redução de custos e o aumento na produtividade são as mais atraentes para gerentes e CEOs. Afinal, qual gestor não deseja fazer exatamente isso com o seu negócio: Aumentar sua produtividade, sua rentabilidade, e ainda reduzir custos?
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