E se o futuro não for tão plano? E se a Cloud Computing for apenas uma aposta e eu ficar vulnerável à sua fragilidade? Podemos não gostar da nuvem mas também não precisamos ficar presos à maneira como fazíamos computação há duas décadas.




Descrição

A computação de borda veio para suprir essa lacuna. Por toda existência da informática nas empresas, seus dados sempre viveram "dentro de casa". E se eu não quiser “mandar tudo para a nuvem", o que posso fazer?

Os benefícios econômicos e práticos da Cloud são inegáveis. A questão que sempre respondemos é: "falar do milagre é fácil, difícil é saber se é tudo isso que dizem”. A Edge Computing é o crepúsculo entre o preciosismo de "tudo na minha empresa" e a vanguarda do "tudo fora". Na Edge, assim como na Cloud, os custos são divididos e as possibilidades aumentadas. Não há tanta exposição dos dados e informações pois não estão diretamente na Internet. Sai-se de uma estrutura de data center centralizado na empresa para estrutura de data centers múltiplos e distribuídos, aumentando a disponibilidade e assegurando benefícios de economia e flexibilidade da Cloud.

O maior desafio da Edge Computing é, por incrível que pareça, a velocidade da luz. Esse é um importante limitador físico nas comunicações de fibra óptica e, por isso, estruturas de computação de borda possuem um restritivo geográfico em torno de algumas centenas de quilômetros – que é o limitador para baixa latência de comunicação entre as redes. Quando é possível uma oferta de Edge Computing, os usuários podem ter a mesma experiência de um sistema local operando à distância. A empresa tem sua segurança de operação e racionalização de custos aumentados e o time de T.I. passa a ter facilidades e flexibilidade incomparáveis à de uma estrutura rígida.




Aplicações

1) Criação de sites backup;

2) Ambientes de recuperação de dados e desastre on-demand;

3) Replicação de dados críticos e sensíveis;

4) Computação e T.I. híbridas;

5) Contratação de hosting de aplicação não compatível com nuvem;

6) Terceirização de servidores como serviço.




Dúvidas Comuns

Quer saber mais sobre serviços gerenciados na nuvem?

Nós podemos te ajudar a dormir tranquilo! Solicite o contato de um especialista.

entrar em contato